Por algum tempo, a fita cassete absolutamente dominou o mercado de vendas. Só em 1990, 442 milhões de fitas foram vendidas. No entanto, com o surgimento do CD, o nascimento do mp3, e a eventual ressurreição do vinil, as vendas diminuíram, e em 2007 apenas umas meras 274 mil cassetes foram vendidas.
Rótulos baseados em cassetes como Kissability e Mirror Universe Tapes têm oferecido à cassete um novo nicho de mercado a seguir, mas é um claro sinal dos tempos que para a maior parte da juventude, o Walkman é visto como um artefato alienígena ultrapassado.
Agora, porém, a Sony trouxe a cassete de volta dos mortos, revelando que esta nossa antiga amiga fita que pode armazenar uns gritantes 148 gigabytes por polegada quadrada. Matematicamente falando, é qualquer coisa com 185 terabytes de dados totais por cassete, qualquer coisa como armazenar 3700 DVDs Blu-Ray por cassete. Pode começar a pensar em trocar o seu iPod ;)
A fita protótipo, que foi somente revelada este fim de semana na Conferência Internacional Magnetics em Dresden, detém cerca de 74 vezes a quantidade de dados de fitas padrão. (Para efeito de comparação, em 2010, a maioria das fitas padrão só poderia armazenar cerca de 29,5 GB por polegada quadrada). A Sony trabalha neste momento para chegar ao valor que tecnicamente dizem ser possível armazenar.
A fita diz a Sony, estará disponível para venda comercial em breve, mas ainda nada foi dito sobre a data de lançamento. No entanto, como a Gizmodo aponta, a cassete foi originalmente desenvolvido para "backup de dados de tamanho industrial" e não necessariamente para a música, jogo, armazenamento de vídeo e reprodução.
Resta esperar a ver o que a tecnologia vai nos trazer num futuro digamos... muito breve.
Fonte: Jornal Blitz/Site Gizmodo